Conservação e Gestão de Recursos Naturais de Uso Comum
Doutorandos
Ana Carolina Calheiros
Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ecologia/IB/UNICAMP
Sou bacharel em Ciências Biológicas (2015) e Mestre em Ecologia (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Atualmente, curso Doutorado em Ecologia (ingresso em 2021) na UNICAMP, realizando projeto intitulado “Perspectivas e valores dos serviços ecossistêmicos da Serra do Japi sob um ponto de vista socioecológico”, cujo enfoque é na área sócio-ecológica, em especial sua integração com serviços ecossistêmicos. Me interesso pelas áreas de pesquisa sócio-ecológica, conservação, tópicos na área ambiental, interações inseto-plantas e serviços ecossistêmicos.
Ariadne Dall'acqua Ayres
Doutoranda no programa de Pós-graduação em Biologia Comparada/USP
Natural do Paraná e fascinada pelas araucárias e pela cultura indígena, hoje sou Doutoranda pelo PPG em Biologia Comparada (USP) com projeto intitulado “Desenvolvimento socioeconômico e conservação da biodiversidade em uma comunidade indígena na Mata Atlântica”, sob orientação da Profa. Fernanda R. Brando e co-orientação da Profa. Cristiana S. Seixas,relacionado ao uso e ocupação de territórios indígenas, atrelando aspectos bioeconômicos e da conservação da biodiversidade, de acordo com a abordagem dos sistemas socioecológicos. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas e Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Me interesso pelas áreas de Etnoecologia, Bioeconomia e Avaliação de Políticas Públicas, com ênfase na Conservação da Biodiversidade, Ecologia, Serviços Ecossistêmicos, Povos indígenas e Populações tradicionais.
Dario Rocha Falcon
Doutorando no programa de Pós-graduação em Ambiente e Sociedade/NEPAM/ UNICAMP
Possuo graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001, mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2004 e doutorado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP) em 2007. Sou professor do Curso de Engenharia de Pesca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE) e tenho experiência na área de Zootecnia e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura Familiar, Extensão Pesqueira, Pesca Artesanal, Nutrição de Organismos Aquáticos e Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: aquicultura, aquicultura familiar, nutrição de peixes, extensão rural e extensão pesqueira. Na extensão rural e pesqueira venho trabalhando junto ao Núcleo de Estudos e Práticas Agroecológicas do Semiárido - NEPPAS (UAST/UFRPE) desde 2010. Junto aos pescadores e pescadoras artesanais venho trabalhando na organização social das associações e colônias do semiárido pernambucano em parceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), desde 2015. Atualmente sou doutorando do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Sociedade, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo pesquisa com a temática da pesca artesanal no sertão do Estado de Pernambuco e faço parte do Grupo de Pesquisa de Conservação e Gestão de Recursos Naturais de Uso Comum (CGCommons/UNICAMP).
Henrique Simões de Carvalho Costa
Doutorando no programa de Pós-graduação em Ambiente e Sociedade/NEPAM/UNICAMP
Mestre em Análise Ambiental Integrada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é doutorando do Programa Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2006). Desenvolveu pesquisa sobre resiliência do sistema socioecológico da pesca artesanal na região do estuário de Santos/SP sob orientação dos pesquisadores Rodrigo Choueri, Melissa Vivacqua e Rodolfo Scachetti, na área de governança ambiental, atores e interações do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais LISTA/UNIFESP. Atualmente desenvolve pesquisa na área de governança de serviços ecossistêmicos relacionados aos fragmentos florestais de Mata Atlântica na APA de Campinas sob orientação da Profª. Dra. Simone Aparecida Vieira e co-orientação da Profª. Dra. Cristiana Simão Seixas.
Mestrandos
Laura Barbon de Abreu
Mestranda no programa de Pós-graduação em Ecologia/IB/UNICAMP
Sou formada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fui aluna de iniciação científica no Laboratório de Interações Vertebrados-Plantas (LIVEP) do Departamento de Biologia Animal da Unicamp e aluna de estágio no Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas (LEME) do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), onde realizei meu projeto vinculado ao PIBIC e intitulado "Levantamento do estado e das tendências da biodiversidade e dos ecossistemas na Área de Proteção Ambiental de Campinas". Atualmente sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da Unicamp e bolsista CAPES, com projeto de pesquisa intitulado "Iniciativas não-governamentais de conservação e uso sustentável de recursos naturais da Área de Proteção Ambiental de Campinas: pontos de alavancagem para uma mudança transformadora?".
Iniciação Científica
Tamiris de Oliveira Spadim
Discente de Ciências Biológicas - UNICAMP
Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e aluna de iniciação científica com o projeto: "Contribuições da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para o bem-estar humano: uma revisão da literatura sobre as ecovilas do Brasil".
Victor Campos Khuriyeh
Discente de Ciências Biológicas - UNICAMP
Natural do Vale do Paraíba, sou bacharel em Ciências Biológicas pela Unicamp, e agora estou cursando a licenciatura. Sempre me fascinei pela área ambiental, e, durante a graduação, comecei a me interessar pela relação ser humano-natureza e a gestão dos recursos naturais. Por meio de uma eletiva na graduação, conheci o CGCommons, me fascinei pelos temas estudados e projetos realizados, e aqui estou, desde 2021. Hoje, realizo meu projeto de iniciação científica sobre os benefícios, oportunidades e obstáculos na inclusão de conhecimento indígena e tradicional em diagnósticos ambientais acima do nível local